Actores Eleitorais dos Órgãos de Gestão Eleitoral, dos Partidos Políticos e da Sociedade Civil formados em Quadro Legal ”

Programa de Formação para o Reforço de Capacidade Institucional em Moçambique – Projecto de Apoio à Prevenção de Violência Eleitoral na Região de SADC –

MAPUTO, Moçambique, 26 de outubro 2015/APO (African Press Organization)/ —

De 27 a 29 de Outubro, realizar-se-á uma formação em “Quadro Legal para Actores Eleitorais, Partidos Políticos e Sociedade Civil”, um módulo do Curso BRIDGE –(Construindo Recursos em Democracia, Governação e Eleições), na cidade de Maputo, Moçambique, no Hotel Cardoso. Esta formação beneficiará membros da Comissão Nacional de Eleições, do STAE, dos partidos políticos e da sociedade civil

Esta iniciativa é parte integrante de um programa de formação mais amplo no âmbito do projecto de apoio à prevenção de violência eleitoral nos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, conhecido por PEV-SADC.

O projecto é financiado pela União Europeia e implementado pelo Centro Europeu de Apoio Eleitoral em colaboração com o Observatório Eleitoral (organização membro da Rede de Apoio Eleitoral da SADC), em parceria com o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

Esta formação tem como objectivo dotar os participantes de ferramentas e habilidades para o aprofundamento das normas e princípios internacionais que sustentam as boas praticas eleitorais, o acesso de todos os intervenientes no processo eleitoral, bem como facilitar a discussão sobre a reforma do quadro legal do processo eleitoral moçambicano.

No âmbito do presente projecto, até ao momento, já se realizaram três ciclos de formações em Mozambique: duas formações em liderança e gestão de conflitos para actores eleitorais (LEAD) e uma formação de formadores em BRIDGE. Está prevista a implementação de dois módulos, sendo o primeiro modulo dedicado ao quadro legal, o segundo à introdução à administração eleitoral. O tema da terceira formação será decidido em função das necessidades que serão manifestadas pelos participantes nos primeiros dois módulos.

O ambiente BRIDGE é criado para proporcionar um ambiente exploratório conducente e criativo para uma vasta gama de actores eleitorais a fim de interagirem e partilharem experiências e dialogarem no campo da administração eleitoral.

As formações anteriores permitiram a “semi-acreditação” de25 treinadores na metodologia BRIDGE e a capacitação de50 participantes na formação em liderança. O novo ciclo de formações permitirá a acreditação completa de formadores Moçambicanos em técnica de formação em administração eleitoral.

Cerimónia de abertura da formação na Terça-feira 27 de Outubro às 9h com a presença do Senhor Director-Geral do STAE, Felisberto Naife e o Encarregado de Negócios da Delegação da União Europeia, Dr. Stergios Varvaroussis

FONTE
Delegation of the European Union to Mozambique